Pra início de conversa...

Depois de muito pensar, e até relutar, estou aqui, para compartilhar com vocês um pouquinho de mim. Este espaço será usado para irmos além... Espero que possamos aproveitá-lo bem e assim aprendermos juntos.

Beijinhos da Katita

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

"Paradoxo de sentimento"

Partilhar Obrigada, queridos alunos do CEFET, pela lindíssima e emocionante homenagem.

Meninos gatíssimos da EDI2, com tanto talento,  coreografia perfeita, desenvoltura no palco, sensualidade e muito, mas muito charme, acho que vou empresariar vocês (acho que vamos ficar ricos)...rs... ADOREI! Que tal criarmos um cover do VILLAGE PEOPLE?

Meninos e meninas da INFO2, obrigada pela foto, não me esquecerei de vocês. Ah, nos encontraremos em algum show por aí...rs

Isis Castro, Leo Leonardo Gabriel, Giorgio Lacerda, Romerito e toda a equipe da organização do evento, muito obrigada pelo carinho, pelas gargalhadas, pela companhia no período que passei com vocês.

Queridos alunos, professores, técnicos e funcionários do CEFET, só tenho a dizer MUITO OBRIGADA por compartilhar com vocês estes dois anos!

Parafraseando o aluno da EDI3, que esqueci o nome (risos),  estou com um paradoxo de sentimentos.

Grande beijo a todos.

PS. Quem tirou fotos, me mande, por favor.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Muito aprendizado

Partilhar "Quem disse que o homem não gostaria de ter raízes para se prender à terra"
Agenita Bárbara (professora do CEFETMG) 

Encerramos, hoje, as atividades relacionadas à Semana da Consciência Negra. Meus alunos do CEC apresentaram, em forma de teatro, contos e lendas da cultura africana. O melhor de tudo, foi o aprendizado que tivemos. Conhecer outras culturas nos faz ser mais tolerantes e ter mais respeito pelos outros. "Cultura é o sistema de ideias vivas que cada época possui. Melhor: o sistema de ideias dsas quais o tempo vive", José Ortega y Gasset.

Parabéns pelas peças! Espero que todos tenham gostado!








quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Enquanto não passa vou curtindo a minha dor.

Partilhar
Vai passar, tu sabes que vai passar. Talvez não amanhã, mas dentro de uma semana, um mês ou dois, quem sabe? O verão está aí, haverá sol quase todos os dias, e sempre resta essa coisa chamada 'impulso vital'. Pois esse impulso ás vezes cruel, porque não permite que nenhuma dor insista por muito tempo, te empurrará quem sabe para o sol, para o mar, para uma nova estrada qualquer e, de repente, no meio de uma frase ou de um movimento te surpreenderás pensando algo assim como 'estou contente outra vez.
(Caio Fernando Abreu)
 
 
Ana, adorei o texto!
 
 

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Olímpíada de Língua Portuguesa

Partilhar Hoje, no CECMG, aconteceu a 1ª Olimpíada de Língua Portuguesa. Essta atividade tem objetivo incentivar os estudos e levar os alunos a refletirem sobre os erros que cometem nas produções textuais.

Os alunos se preparam durante um mês, recebendo um bloco de atividades para exercitarem/estudarem. A culminância aconteceu hoje, na quadra da escola. Os alunos foram separados por grupos, determinados por mim e pela Ivanilda, e por sorteio eles responderam as atividades que já haviam estudado.

Os alunos se envolveram  bastante e as equipes vencedoras foram contempladas com medalhas. Parabéns as equipes vencedoras!

Obrigada as professoras  Elaine, Pamela, Tháis, Gilza, Ana Paula, Ivanilda, à bibliotecária Maria Helena, ao Cosme e Sr. Milton, à coordenadora Lilian e à direção pelo apoio na realização deste evento.


Recebi algumas fotos da Lilian, amanhã postarei mais.

Bjs


"Oia, oia, gente, esse mininu é bão mes sô!"

Partilhar Parabéns ao aluno Renato Assis Souza, do 2º ano do Curso Técnico Integrado de Edificações,do CEFETMG, Campus VII, em Timóteo, pela medalha de bronze conquistada na Oimpíada Mineira de Matemática das escolas públicas.

O negócio desse "minerim" é ganhar. Olímpíada de Física, matemática, é assim, pra ele é simples assim (risos).

Dia da Consciência Negra

Partilhar
"Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença - nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais."
Martin Luther King Jr.


Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, os alunos do CEFETMG participaram na manhã do dia 19 de novembro, sábado, atividades interdisciplinares relacionadas ao tema.  Foi um momento para refletirmos e discutirmos a situação das classes marginalizadas no nosso país e também para darmos um basta ao PRECONCEITO e principalmente ao RACISMO.



Tivemos a participação dos professores da área de Humanas e Linguagens, na organizãção do evento,  e dos alunos de todas as séries do Campus VII, com apresentações artísticas, exposições dos trabalhos, análises e reflexões sobre a data e degustação de comida típica. A presença foi grande e esperamos que com esta iniciativa possamos mobilizar as pessoas de que a luta contra o preconceito tem que acontecer todos os dias.



Esta semana, ainda estarei refletindo  sobre este tema em algumas turmas, exibindo o documentário "Olhos Azuis".


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Para quem gosta de crônicas

Partilhar Pessoal,

Passeando pela internet, hoje, encontrei um link fantástico: o livro "Comédias para se ler na escola", do autor Luís Fernando Verisímo (que adoro) digitalizado.



Para quem gosta de crônicas, assim como eu, é só acessar o link abaixo e se divertir muito com as histórias. Acho que muita gente vai se identificar com alguns personagens dos textos.

http://www.ensinoreligioso.seed.pr.gov.br/arquivos/File/Vestibular%20Alunos/comedia.pdf


Boa Leitura!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Partilhar
Para aguçar ainda mais a curiosidade de vocês, encontrei um vídeo sobre o Museu do Futebol. Só pra lembrar. Estive lá e pude conferir de perto todos os detalhes e simplesmente
A-D-O-R-E-I!


São Paulo

Partilhar Queridos alunos da Info 3,

Estava devendo um post sobre nossa viagem a São Paulo. Gostaria de agradecer a todos a companhia de todos. Foi muito agradável a convivência, os passeios e até o mico de ser "barrados no baile" (risos)

Acho que minha alma é viajante, como dizia Paula Fernandes, porque sou louca por conhecer lugares, pessoas e saborear cada instante em território desconhecido. Ah e, claro, tirar fotos dos novos lugares me deixando em primeiro plano (risos). Quero voltar lá para poder descobrir outras maravilhas.

A terra da garoa tem mais uma nova fã, mesmo com toda poluição, barulho e  trânsito maluco. Pra compensar tudo isso presenciei, também,  cultura,  alegria, a Avenida Ipiranga (quase perto da São João), a 25 de março, o lindíssimo Mercado Municipal, o Museu do Futebol, encontro com famosos...rs
Então, me aguarde, São Paulo, que breve voltarei...


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Livros da autora Tânia Alexandre Martinelli

Partilhar Ei, gente,


Como vocês sabem  sou fã da autora Tânia Alexandre Martinelli. Já demonstrei aqui, e na sala de aula também, minha tietagem por ela. Gosto muito da maneira como escreve e  dos temas  que ela aborda nas histórias.
Comecei a corresponder com ela, através do blog e por email, depois que fiz um trabalho fantástico com os alunos, na época, do 8º ano (hoje eles já estão quase no Ensino Médio) com o livro "Perseguição".

 Deixei um recadinho para ela, mas não esperava receber resposta. Para minha surpresa, no mesmo dia ela, toda atenciosa como sempre,  me respondeu com o maior carinho, e a partir desse dia, passei a ler seu blog mais mais frequencia. Os posts são um convite à leitura. 

Nas minhas visitas por lá, fiquei encantada com um dos  livros mais novos dela,"Loucos por HQ's". Ele tem tudo a ver com o 7º ano e já o adotei como leitura obrigatória para o ano que vem. Sabendo do meu interesse pelo livro, ela me enviou um email falando que me enviaria o livro para apreciação. Dias depois, ele me enviou um email dizendo que tinha postado alguns livros para mim. Hoje, fui retirar a encomenda nos Correios e para minha extrema felicidade, recebi não UM, mas QUATRO livros, e  todos AUTOGRAFADOS. 

Vocês sabem que sou apaixonada por livros e nem preciso dizer o quanto eu estou feliz com este presente. Amanhã, levarei-os para vocês verem.

OBRIGADA, TÂNIA, PELO CARINHO! Vou aproveitar o  feriado para fazer a leitura de todos.



Vejam aí as capas dos livros que ganhei e ouçam a entrevista que a autora deu sobre os lançamentos dos livros em uma emissora de rádio. Vale a pena conhecer um pouquinho das histórias.

Cliquem no link para ouvir http://podcast.unesp.br/index.php/mnuperfil/207-tania-alexandre-martinelli-entrevista-1292


 






 
PS. Tinha tanta resistência em criar um blog, mas desde que este foi gerado, só tenho tido alegrias e o meu contato com as pessoas que gosto ficou mais intenso.

Dica legal

Partilhar Queridos alunos e alunas,

Ao ler este texto, fiquei pensando em como vocês interpretam os textos que são lidos todos os dias. Sabemos que a leitura é fundamental para a formação crítica  de vocês, por isso indicamos e insistimos tanto para que leiam muito, e melhor, que leiam com qualidade.

A autora desse texto, Vãnia Duarte, dá dicas de como aproveitar melhor a leitura e atentar para as pistas que o texto nos fornece.

Boa leitura!

Bjs


A importância da interpretação textual


A leitura faz parte de nosso dia a dia, seja na escola, nas tarefas de casa, durante algum percurso que fazemos, enfim, em todos os momentos ela está presente.

O fato é que quando a praticamos, muitas vezes não paramos para pensar sobre a sua verdadeira importância, ou seja: até que ponto este ou aquele texto fez sentido para nós enquanto mantínhamos contato com ele?

Você sabe o porquê dessa pergunta?

Muitas vezes, principalmente na escola, a professora sugere uma leitura e, logo em seguida, ordena que seja feita a interpretação referente ao texto lido. Mas como realizá-la, se não lembramos quase nada daquilo que acabamos de ler? Quando isso acontece é porque ainda não temos a habilidade necessária a todo bom leitor.


Essa habilidade em saber interpretar um texto, pelo fato de ser muito importante, precisa ser rapidamente conquistada, pois ela nos ajudará em todas as disciplinas, a começar por aquele probleminha de matemática....
Ah! Quantas vezes o lemos e não conseguimos resolvê-lo, não é verdade?

Pois bem, o mais importante nessa atividade é sabermos decifrar qual a mensagem que um determinado texto quer nos transmitir e, para isso, é essencial analisarmos alguns pontos.

Precisamos estar atentos ao título, uma vez que ele nos fornece pistas sobre o assunto que será tratado posteriormente. Logo após, surge o primeiro parágrafo que, dependendo do texto, revela os principais elementos contidos no assunto a ser discutido.
 Geralmente, nos parágrafos seguintes, o emissor (a pessoa que escreve) costuma desenvolver toda a sua ideia de um modo mais detalhado e, ao final, faz um uma espécie de “resumo” sobre tudo o que foi dito, para não deixar que nada fique vago, sem sentido para o leitor. 
 
Até aqui falamos sobre a forma pela qual o texto se constrói, mas há também outro detalhe que não podemos nunca nos esquecer: a pontuação. Às vezes, uma vírgula pode mudar o sentido de uma frase, os pontos de interrogação e exclamação dizem tudo sobre as “intenções” do autor, ou seja, ele pode deixar uma pergunta para refletirmos, pode também elogiar ou fazer uma crítica, utilizando o ponto de exclamação, concorda?

Assim sendo, resta ainda dizer que nem sempre numa primeira leitura podemos identificar todos os elementos necessários a uma boa compreensão. Caso a mensagem não fique clara ao nosso entendimento, realizamos uma segunda, desta vez um pouco mais atenta, dando importância aos sinais de pontuação, como também analisando cada parágrafo e retirando dele a ideia principal.

Agindo assim, considere-se um leitor competente!!!
Texto retirado do site http://www.escolakids.com/a-importancia-da-interpretacao-textual.htm

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

Aprendendo mais sobre o sujeito

Partilhar Queridos alunos dos 7º anos,

Aprendam mais sobre sujeito acessando o link abaixo. Leia o texto com atenção e faça as anotações em seu caderno.

http://www.csasp.g12.br/servicos/eol/atividades/portugues/sujeito/sujeito.swf

Depois, vamos nos divertir aprendendo.

Bjs